Financiamentos de Imóveis

Financiar um imóvel hoje no Brasil está cada vez mais fácil, pela disponibilidade de crédito estimulada pelo governo federal e pelas condições oferecidas por construtoras e instituições financeiras. Os interessados em adquirir um imóvel, seja ele comercial ou residencial, podem optar pelo financiamento imobiliário, pois são muitas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de crédito cada vez mais facilitado.

Existem linhas de financiamento de imóveis para famílias de todas as faixas de renda e adaptáveis a diferentes necessidades: para os interessados em adquirir um imóvel novo, imóvel usado, para quem quer comprar um terreno e construir na seqüência, ou para a pessoa que pretende apenas edificar o novo imóvel em terreno já de sua propriedade.

O mercado imobiliário aquecido e a economia estável são fatores positivos e atraentes para quem está pensando em financiar seu imóvel. A maioria dos bancos oferece prazos longos de financiamento permitindo que a prestação caiba no bolso e no orçamento familiar; dependendo do sistema de amortização do empréstimo, as prestações podem ser decrescentes, ou seja, há sempre a perspectiva de num futuro próximo quitar o financiamento com relativa facilidade; e ainda obter a vantagem da valorização do imóvel.

O interessado pode financiar imóvel pelo SFH - sistema financeiro de habitação ou pelo sistema hipotecário. O mercado oferece linhas de financiamento de imóvel com duas fontes de recursos: FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A partir do valor do imóvel, da faixa de renda familiar, histórico do comprador e características do imóvel a ser adquirido, as taxas de juros e condições do financiamento são especificas.

Além dessas linhas de financiamento de imóvel, existe ainda o Consórcio Imobiliário, o financiamento feito direto com a construtora, e outras linhas comerciais que podem ser aproveitadas na realização do sonho da casa própria.